Angola: João Lourenço cria dois ministérios

Presidente de Angola, João Lourenço

O reeleito chefe de Estado angolano, João Lourenço, criou dois novos departamentos ministeriais, de um total de 23. Estes são o Ministério das Pescas e dos Recursos Marinhos e o Ministério do Ambiente, tendo sido criados por Decreto Presidencial. 

Recorde-se que no mandato anterior de João Lourenço o Ministério do Ambiente tinha sido extinto e fundido com o da Cultura e do Turismo. Já o Ministério das Pescas estava ligado ao da Agricultura. 

Para o cargo de ministra das Pescas e Recursos Marinhos foi nomeada Carmen Sacramento Neto. Já Ana Paula Chantre Luna de Carvalho foi escolhida para dirigir o Ministério do Ambiente. 

Reconduzida maioria do Executivo 

O Presidente da República decidiu reconduzir a maioria do Executivo por fazer parte da “equipa vencedora”, segundo explicou. 

“Entendi reconduzir grade parte dos que integraram o anterior Executivo pelo facto de terem pertencido a uma equipa que foi lutadora, mas sobretudo vencedora”, afirmou no acto de posse dos novos membros do seu Executivo, que integra 27 ministros e 18 governadores, um para cada província do país. 

João Lourenço disse que a equipa “trabalhou no meio de inúmeras adversidades, soube vencê-las, ultrapassá-las e fazer grandes realizações em prol do povo angolano, em prol do nosso país, daí o facto de terem sido premiados com esta recondução”

“Ninguém nasce sabendo tudo, não obstante a formação académica que cada um possa ter. No trabalho aprendemos todos os dias, precisamos de ser humildes em reconhecer que não sabemos tudo. Aprende-se fazendo, cometemos erros e desde que não sejam graves consideramos que são normais para desempenhar com zelo as missões que nos forem incumbidas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

O Governo japonês disponibilizou cerca de 170 mil dólares a Moçambique para a aquisição de cinco viaturas destinadas ao Serviço…
Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

A vice-governadora provincial para o setor Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, afirmou que 593 ex-militares foram reintegrados…
Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

O Banco Mundial prevê que Timor-Leste registe um crescimento económico de 4,1% em 2024 e 2025, através do alívio das…
UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…