Angola: João Lourenço cria dois ministérios

O reeleito chefe de Estado angolano, João Lourenço, criou dois novos departamentos ministeriais, de um total de 23. Estes são o Ministério das Pescas e dos Recursos Marinhos e o Ministério do Ambiente, tendo sido criados por Decreto Presidencial. 

Recorde-se que no mandato anterior de João Lourenço o Ministério do Ambiente tinha sido extinto e fundido com o da Cultura e do Turismo. Já o Ministério das Pescas estava ligado ao da Agricultura. 

Para o cargo de ministra das Pescas e Recursos Marinhos foi nomeada Carmen Sacramento Neto. Já Ana Paula Chantre Luna de Carvalho foi escolhida para dirigir o Ministério do Ambiente. 

Reconduzida maioria do Executivo 

O Presidente da República decidiu reconduzir a maioria do Executivo por fazer parte da “equipa vencedora”, segundo explicou. 

“Entendi reconduzir grade parte dos que integraram o anterior Executivo pelo facto de terem pertencido a uma equipa que foi lutadora, mas sobretudo vencedora”, afirmou no acto de posse dos novos membros do seu Executivo, que integra 27 ministros e 18 governadores, um para cada província do país. 

João Lourenço disse que a equipa “trabalhou no meio de inúmeras adversidades, soube vencê-las, ultrapassá-las e fazer grandes realizações em prol do povo angolano, em prol do nosso país, daí o facto de terem sido premiados com esta recondução”

“Ninguém nasce sabendo tudo, não obstante a formação académica que cada um possa ter. No trabalho aprendemos todos os dias, precisamos de ser humildes em reconhecer que não sabemos tudo. Aprende-se fazendo, cometemos erros e desde que não sejam graves consideramos que são normais para desempenhar com zelo as missões que nos forem incumbidas”, concluiu.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

A economia ucraniana baixou 30,4% em 2022. O motivo deve-se à invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro.  Trata-se de uma…
Moçambique: Oposição quer posição firme do Governo sobre guerra na Ucrânia

Moçambique: Oposição quer posição firme do Governo sobre guerra na Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos da oposição com assento na Assembleia da República de Moçambique, exigem que o Governo…
Afeganistão: Talibãs mataram oito membros do Estado Islâmico

Afeganistão: Talibãs mataram oito membros do Estado Islâmico

Os talibãs afegãos mataram oito militantes do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, de acordo com as informações divulgadas pelo porta-voz do…
Moçambique: Número de casos de cólera é preocupante na província de Niassa

Moçambique: Número de casos de cólera é preocupante na província de Niassa

As autoridades na província de Niassa, norte de Moçambique, dizem estar bastante preocupadas devido à persistência de casos de cólera,…