Angola

Angola: João Lourenço desafiado pela UNITA a marcar autárquicas

João Lourenço

A UNITA desafiou o Presidente da República de Angola, João Lourençoa anunciar a data das eleições autárquicas na abertura do novo ano legislativo, a 15 de outubro. Para a formação política esta é uma maneira de o chefe de Estado “salvar a sua honra”. 

A posição do maior partido da oposição no país surgiu após as críticas do governador de Benguela em relação à implementação das autarquias. Rui Falcão falou em incompetência no processo de descentralização, o que fez eco igualmente na sociedade civil, com avisos para um cenário de frustração nos Governos Provinciais. 

O primeiro-ministro do chamado Governo Sombra da UNITA, deputado Raúl Danda, salientou que o desabafo do governador de Benguela é mais uma demonstração de que João Lourenço deve olhar para a promessa feita em 2018 quando estiver na Assembleia Nacional. 

“Tudo isso reforça a necessidade de institucionalização das autarquias locais, e em todos os municípios”declarou Danda. 

A mesma fonte frisou que, “depois de ter prometido para 2020, o senhor Presidente tem a oportunidade de salvar a sua honra, a sua dignidade’’. Caberá então ao Presidente “dizer aos angolanos quando teremos autarquias, é o mínimo que pode fazer”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo