O chefe de Estado angolano, João Lourenço, designou novos membros do Conselho da República. Uns foram indicados por inerência de funções, como é o caso dos presidentes dos partidos políticos com assento parlamentar, mas houve vários cidadãos designados como membros do referido órgão de consulta.
De um total de 23 designados, 15 são cidadãos. Destacam-se as entradas do antigo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, e da jornalista Paula Simons.
Por inerência de funções, o Presidente da República decretou que integram o Conselho da República figuras como a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, o presidente da FNLA, Nimi a Simbi, o presidente do PRS, Benedito Daniel, e a presidente do PHA, Florbela Malaquias.
Os nomes constam no decreto, que começa por explicar que “com a realização das eleições gerais no corrente ano e a investidura do Presidente da República e da Vice Presidente da República, bem como a tomada de posse dos Deputados à Assembleia Nacional, urge a necessidade de adequar a organização e funcionamento do Conselho da República”.