O Presidente da República de Angola, João Lourenço, visitou a província do Bengo pela primeira vez desde que tomou posse, em 2017. Os habitantes locais aproveitaram esta ocasião para manifestarem nas ruas o descontentamento em relação ao governante.
O motivo deve-se ao facto de o Bengo situar-se a pouco mais de 60 quilómetros da capital angolana, Luanda, e, mesmo assim, João Lourenço ter demorado tanto tempo a ir visitar a zona.
Em Caxito, capital da província do Bengo, muitos cidadãos lembraram que o chefe de Estado prometeu, há já quase quatro anos, transformar a “fazenda de Caxito” numa “cidade”. Tal seria feito através do desenvolvimento das infraestruturas da região e da criação de mais postos de trabalho. No entanto, após estes anos, as promessas continuam por cumprir.
Em reação a estas críticas, o Presidente declarou que “o país tem 18 províncias. Por esta razão algumas das províncias só agora são visitadas, mesmo aquelas que estão mais próximas da capital, que é o caso do Bengo. Costuma-se dizer ‘antes tarde do que nunca’, portanto vamos cobrir a totalidade do país. Todas as províncias serão visitadas”.
Muitos populares do Bengo mostraram-se descrentes com o cumprimento das promessas de João Lourenço, uma vez que tal não aconteceu em quase quatro anos e não consideram que acontecerá em meses.