O presidente angolano, João Lourenco, declarou, à margem da visita da chanceler alemã Angela Merkel, que o seu governo está determinado a recuperar os fundos desviados para o exterior, no âmbito do caso Dos Santos.
Angela Merkel, fez uma visita oficial a Luanda na sexta-feira, para aprofundar as relações diplomáticas e de cooperação com Angola em várias áreas.
“Com o apoio de todos, sociedade civil e instituições internacionais especializadas, estamos a implementar iniciativas para combater a lavagem de dinheiro e recuperar os ativos que foram acumulados com recursos públicos (…) (ou) transferidos ilegalmente ( …) fora do país “, assegurou o Chefe de Estado angolano à chanceler que não fez declarações à imprensa.
“Estamos a consolidar as bases do Estado de Direito, onde não há impunidade por atos de corrupção, nepotismo e comércio de influência“, sublinhou João Lourenço.
Recorde-se que em janeiro, o sistema de justiça angolano acusou a bilionária Isabel dos Santos de fraude, peculato, lavagem de dinheiro, abuso de bens sociais e tráfico de influência.