João Lourenço, que é Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês), defendeu que “a única via sustentável e legítima de se conquistar o poder em África é através de eleições livres, justas e transparentes”, que permitem “celebrar a festa da democracia”.
Na cerimónia de tomada de posse do quarto mandato, terceiro consecutivo, de Azali Assoumani, realizada este fim-de-semana, João Lourenço sublinhou que a região continua a ser “um bom exemplo” dos processos eleitorais livres e transparentes e cujos resultados não geram contestação violenta, tendo ainda reclamado mais ajuda e apoio internacional para os conflitos que se verificam no continente africano.
O governante angolano mostrou ainda preocupação face à instabilidade que se verifica em alguns países da África Austral, designadamente a República Democrática do Congo e Moçambique, aos quais declarou apoio e solidariedade.