O Presidente angolano, João Lourenço, analisou com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a situação de segurança na Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sobretudo na República Centro-Africana. A conversa decorreu nesta terça-feira, 19 de janeiro, através de chamada telefónica.
Já na passada sexta-feira, 15 de janeiro, o chefe de Estado recebeu em audiência a ministra da Defesa e da Reconstrução do Exército da República Centro-Africana, Marie Noelle Koyara. A governante foi portadora de uma mensagem do Presidente da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadéra.
Depois deste encontro, Noelle Koyara disse à imprensa que desconhecia o conteúdo da mensagem. No entanto, assegurou que o resultado da sua vinda a Angola seria conhecido “num momento oportuno”.
Recorde-se que Angola, na pessoa de João Lourenço, detém desde 2020, por dois anos, a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, da qual a República Centro-Africana é membro.