O atual líder do MPLA, João Lourenço, é o único candidato à presidência do partido no poder em Angola. O anúncio foi feito pela subcomissão de candidaturas da comissão organizadora do VIII Congresso Ordinário nesta terça-feira, 09 de novembro, em Luanda, segundo a “Angop”.
Joaquim Mingueis, membro da subcomissão de candidaturas, disse em conferência de imprensa que a apresentação de candidaturas ao cargo de presidente do MPLA decorreu de 20 de outubro a 05 de novembro de 2021. Nesse período, continuou, foram garantidas as condições organizativas para a recepção de candidaturas.
No entanto, acrescentou, apenas uma candidatura foi apresentada, a 27 de outubro. Trata-se da candidatura de João Lourenço. De acordo com Mingueis, o político em questão possui capacidade eleitoral ativa por não estar abrangido por qualquer inelegibilidade ou incompatibilidade nos termos do artigo 103 dos estatutos do MPLA.
A candidatura do atual Presidente da República apresentou 21.890 assinaturas de militantes em pleno gozo dos seus direitos estatutários e a formalização da mesma fez-se acompanhar da respetiva moção de estratégia.
Neste âmbito, João Lourenço deverá realizar a campanha eleitoral entre 23 de novembro e 07 de dezembro. Recorde-se que o VIII Congresso Ordinário do MPLA está agendado para decorrer de 09 a 11 de dezembro.