África Subsaariana | Angola

Angola: João Lourenço encoraja dinamismo na cooperação com Tchad

João Lourenço

O Presidente angolano, João Lourenço, disse esta quinta-feira, 22 de agosto, que as autoridades do seu país e do Tchad podem identificar novas áreas onde seja dinamizada a cooperação bilateral.

A declaração do governante foi feita na cerimónia de recepção do homólogo tchadiano, Idriss Déby, tendo sugerido ainda ações concretas nas áreas das ciências, agricultura, indústria, energia, águas, do ensino e dos transportes.

Para o Chefe de Estado de Angola, existem potencialidades que podem contribuir para alavancar o desenvolvimento dos dois Estados e dos respetivos povos. Afirmou também que o seu país está a promover políticas que visam a implementação de maior dinamismo nas instituições do Estado, como a luta contra a corrupção, a moralização da sociedade e o respeito pela coisa pública.

Por sua vez, o Presidente do Tchad convidou Angola a explorar petróleo, tendo este convite sido formulado durante as conversações entre as delegações de ambos os países, com o intuito de reforçar as relações de cooperação económica. Dessas conversações resultou a assinatura de um “memorando de entendimento para a cooperação económica” e um “processo verbal”.

Os dois países têm um quadro de cooperação que incide, principalmente, na troca de informação política e diplomática. Angola tem sido um parceiro importante para o Tchad, apoiando-o nas várias organizações a que ambos pertencem, como a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo