Angola: João Lourenço garante que combate à corrupção não vai fragilizar o MPLA

O líder do MPLA e atual Presidente de Angola, João Lourenço, alertou que o seu partido ficará cada vez mais enfraquecido se se continuar a pensar que tolerância zero para com a corrupção significa nada fazer.

A declaração foi feita durante o discurso realizado na abertura da VII Sessão do Comité Central, que decorreu no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, e que serviu para convocar o VII Congresso extraordinário do MPLA.

“Se continuássemos a agir assim, a médio, longo prazo, o partido cairia no descrédito com sérias consequências para a nossa manutenção como força governante. É isto que pretendemos evitar”, afirmou, acrescentando que o combate à corrupção não vai fragilizar a força política que representa.

Foi mencionado que o Executivo conseguiu recuperar mais dois mil milhões de dólares americanos em dinheiro num banco de Londres e ainda mais um bilião de dólares em património, bem como um diferente tipo de ativos nas Ilhas Maurícias e em outras partes do mundo.

Segundo o chefe de Estado, os referidos recursos constituem parte dos cinco mil milhões de dólares americanos do Estado angolano e que, contra todas as normas e regras do funcionamento dos Fundos Soberanos do Estados, estes “eram geridos por uma única entidade estrangeira” que o próprio Fundo não controlava.

Com base nestes resultados, o dirigente do MPLA garantiu que o Executivo vai continuar a trabalhar no repatriamento coercivo dos capitais e na perda alargada dos bens daqueles que optaram por “ignorar e desperdiçar a oportunidade ímpar, dada até 26 de dezembro de 2018”, de devolverem os bens por livre vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…