Angola | Europa

Angola: João Lourenço irá ao Parlamento Europeu na próxima quarta-feira

João Lourenço, presidente angolano, desloca-se na próxima quarta-feira ao Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, para discursar no âmbito da presidência do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austra (SADC), presidência que Angola assumiu em 2017.

Está previsto que João Lourenço aborde as relações de cooperação entre a União Europeia (UE) e Angola, bem como o desenvolvimento, migrações e processos de manutenção da paz nos países africanos.   

O PE sublinhou que a parceria Angola/UE baseia-se no Acordo de Cotonu que rege as relações da UE com 79 países de África, Caraíbas e Pacifico (ACP), sendo 48 da África Subsaariana. 

Este acordo foi adoptado em 2000, substituindo a Convenção de Lomé de 1975, terminando em fevereiro de 2020.  

As negociações para a renovação deste acordo deverão iniciar-se em agosto próximo, prevendo-se que o acordo venha a ter como domínios prioritários as seguintes temáticas: democracia e direitos humanos; crescimento económico e investimento; alterações climáticas; erradicação da pobreza; paz e segurança; e migração e mobilidade. 

Refira-se que a 20ª reunião do Comité Ministerial do Órgão para Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, que conta com 15 países membros, decorreu no dia 22 de junho, em Luanda.   

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo