O Presidente angolano, João Lourenço, declarou que Angola “terá autarquias”. No entanto, voltou a não dar qualquer data para as mesmas, que estavam previstas para este ano.
A informação foi avançada nesta quinta-feira, 26 de novembro, durante um encontro com mais de 100 jovens. O chefe de Estado frisou que ainda há muitos passos a serem dados e que é necessário completar o pacote legislativo antes de realizar as eleições.
“Não sei se serão no próximo ano”, disse ainda.
A resposta não agradou a muita gente, uma vez que este sufrágio tem sido das principais reivindicações dos partidos na oposição, das organizações da sociedade civil e dos ativistas que se têm manifestado nas ruas de várias cidades do país.
Para João Lourenço, “o país precisa de instituir as autarquias”. Ainda assim, lembrou que até 2018 não foi feito nada de concreto para atingir esse objetivo.
“Na altura, vimos a possibilidade de realizar, em dois anos, essas eleições e calharia agora. Mas uma coisa é querer e outra coisa é poder”, concluiu, justificando que têm então de ser aprovadas peças do pacote legislativo e de ser resolvida a questão do gradualismo.