Angola: João Lourenço pressionado para alterar a Constituição

Presidente de Angola, João Lourenço

Alguns políticos e a sociedade civil têm aumentado a pressão sobre o chefe de Estado angolano, João Lourenço, para que comece o processo de revisão da Constituição da República.

A pressão tem sido feita pelo facto de os queixosos considerarem inadequada a atual Constituição, promulgada a 05 de fevereiro de 2010. De acordo com os mesmos, esta é um “entrave” ao desenvolvimento do processo democrático em Angola, por atribuir “excesso” de poderes a uma só pessoa.

A atual Constituição foi “encomendada” pelo ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos. Segundo os críticos, o documento limita os direitos políticos de alguns cidadãos e facilita que o governante em funções cometa “muitos erros” por não estar obrigado a prestar contas.

Tendo em conta a Constituição, o chefe de Estado é, ao mesmo tempo, titular do poder executivo, comandante-em-chefe das Forças Armadas e responsável pela segurança nacional. A ele caberá nomear ministros, juízes e embaixadores, bem como definir e dirige a execução da política externa do Estado, além de assinar os tratados e convenções internacionais.

Os críticos disseram ainda que o Presidente, de tantos poderes que tem, tem interferido até no poder judicial. Foi igualmente mencionado que João Lourenço tem manifestado conforto com a Constituição que lhe dá muitos poderes, não mostrando assim sinal de querer abdicar de alguns dos seus poderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…