Angola: João Lourenço proíbe MPLA de passar mensagens erradas sobre corrupção

O Presidente da República e líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), João Lourenço, salientou nesta terça-feira, 30 de junho, os esforços dos últimos dois anos no combate à corrupção no país.

Foi no discurso de abertura da 2.ª reunião ordinária do Bureau Político do partido no poder que o dirigente realçou igualmente que o MPLA “está proibido de passar mensagens erradas” sobre o referido assunto.

O governante abordou ainda o tema da pandemia da Covid-19 e a situação económica e política angolana, tendo deixado recados às vozes críticas da luta contra a corrupção, principalmente no que diz respeito aos processos judiciais contra a empresária angolana Isabel dos Santos.

“Alguns consideram apenas bons resultados o maior ou menor número de pessoas arroladas, detidas ou condenadas ou que o Estado já devia ter recuperado todos os ativos, o que a todos os títulos não é realista, uma vez que o dinheiro criou em alguns a ilusão e falsa sensação de impunidade, não fazendo voluntariamente a devolução dos ativos que ao povo angolano pertencem”, disse.

João Lourenço acrescentou que “ao Estado e à justiça angolana não resta outra escolha senão o de alcançar o mesmo objetivo pelos meios legais ao seu alcance incluindo a cooperação judiciária internacional”.

O chefe de Estado falou sobre “as vozes que se levantam no sentido de que a luta contra a corrupção está a ser mal gerida e que a melhor saída seria organizar um debate no seio do MPLA para resolver o problema” dentro da formação política, mas frisou que este não é só um problema do MPLA.

“É um problema dos angolanos e da sociedade no seu todo, nenhuma força política pode se arrogar o direito de a monopolizar, sob pena de ser entendido como uma tentativa de branqueamento dos seus”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: “Santo André” celebrou Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Brasil: “Santo André” celebrou Dia da Comunidade Luso-Brasileira

A Câmara Municipal de Santo André, município de São Paulo, no Brasil, com mais de 740 mil habitantes, foi palco…
China: Exportadores apostam em feiras comerciais para reduzir dependência dos EUA

China: Exportadores apostam em feiras comerciais para reduzir dependência dos EUA

Perante o agravamento da guerra comercial com os Estados Unidos, as empresas exportadoras chinesas têm intensificado a presença em feiras…
Zimbábue: Human Right Watch denuncia Presidente do paí por promulgar lei que restringe direitos democráticos

Zimbábue: Human Right Watch denuncia Presidente do paí por promulgar lei que restringe direitos democráticos

A Human Right Watch está a denunciar o presidente do Zimbábue, Emerson Mnangagwa, por aprovar no dia 11 deste mês,…
Utilizadores da Meta têm até 27 de maio para recusar uso de dados em treino de IA

Utilizadores da Meta têm até 27 de maio para recusar uso de dados em treino de IA

A Meta informou que os utilizadores europeus das suas plataformas têm até 27 de maio para se oporem à utilização…