O Presidente angolano, João Lourenço, disse esperar uma maior eficiência no trabalho dos ministérios das Finanças e da Educação, que passaram a ter novas titulares desde terça-feira, 08 de outubro.
Recorde-se que o governante nomeou Vera Daves para o cargo de ministra das Finanças e Ana Paula Tuavanje Elias para ministra da Educação. Estas alterações nos cargos, segundo o próprio, tiveram como objetivo uma pequena remodelação do Executivo em áreas chaves, “sem desprimor para quem sai”, para alcançar uma maior eficiência do desempenho das instituições que devem servir o país.
“Espero dos empossados encontrar a devida correspondência, no sentido de alcançarmos esse objetivo, de tornar os departamentos ministeriais que vão dirigir mais eficientes do que foram até agora”, afirmou.
O Chefe de Estado aproveitou a ocasião para apelar aos novos governantes a procurarem as soluções que se impõem “sem aguardar pelas famosas ordens superiores”, a menos que as situações ultrapassarem as respetivas competências. “Queremos obra feita”, acrescentou.
“Precisamos de fazer coisas em concreto. Conto convosco para este desiderato e acredito que vamos conseguir”, concluiu.
Para a nova ministra das Finanças, a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país, a sua nomeação é uma “honra e uma dupla responsabilidade, por ser mulher e jovem de 35 anos”. Vera Daves disse ter como prioridade a continuação da consolidação fiscal para assegurar indicadores de boa saúde financeira do Estado, que se reflitam no bem-estar das populações, e assegurou que está em curso um amplo processo de modernização da forma como se gerem as finanças públicas.
Por sua vez, a nova ministra da Educação apontou a melhoria da qualidade do ensino como uma das prioridades. Paula Tuavanje Elias declarou que vai velar ainda pelo sistema da reforma educativa e pela formação dos docentes do ensino secundário.