O Presidente angolano, João Lourenço, convidou nesta quarta-feira, 04 de novembro, os investidores internacionais para examinarem as oportunidades de negócios em Angola. Foram igualmente realçadas as “grandes vantagens competitivas” que o país oferece.
O chefe de Estado discursou, através de videoconferência, no Fórum sobre Investimento em Angola, organizado no âmbito da iniciativa anual britânica conhecida como ‘África Debate‘. O evento tem o envolvimento do Instituto para a Mudança Global, liderado pelo antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.
No discurso João Lourenço declarou que, para criar um melhor ambiente de negócios, Angola aprovou leis sobre o investimento privado e de promoção da concorrência no mercado. Foi ainda liberalizada a taxa de câmbio e avançadas ações contra a corrupção e a impunidade.
“Estas medidas visam, essencialmente, a transformação da economia angolana, atraindo o investimento privado, para ajudar a reduzir a desigualdade, criar empregos para a população e um rápido crescimento”, disse.
Também foi destacado que as medidas em questão visam reduzir a dependência do petróleo e atrair o investimento estrangeiro. Assim, convidou os investidores a examinarem o variado leque de oportunidades de negócios nos setores da agricultura e pecuária, indústria, pescas, transportes, construção, turismo e em outros ramos da economia angolana.
Angola foi escolhida como país em destaque da edição 2020 do ‘África Debate’, em reconhecimento pelas notáveis reformas que tem vindo a implementar no domínio do ambiente de negócios, combate à corrupção e diversificação da economia.