Angola: Líder da UNITA abdica do salário de deputado

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior

O presidente da UNITAAdalberto Costa Júnior, tem sido o único deputado da Assembleia Nacional de Angola que não toma proveito pessoal do salário mensal a que tem direito como membro do Parlamento. 

Desde que assumiu a liderança do maior partido da oposição, em novembro do ano passadoque abdicou de todo o seu salário para essa quantia ir para os cofres da formação política. 

Desde a abertura do multipartidarismo em Angola que os diferentes dirigentes da UNITA estabeleceram uma agenda própria relacionada com a acomodação na Assembleia. 

Em 1992 o líder fundador desta organização política, Jonas Savimbi, estipulou que, caso vencesse aeleições naquele ano, iria abdicar da liderança do partido para poder dedicar-se exclusivamente aos assuntos de Estado. Se perdesse, dedicar-se-ia apenas ao partido, com Carlos Morgado a liderar a bancada parlamentar. 

Já Isaías Samakuva decidiu, assim que foi eleito como deputado nas eleições gerais de 2008, dedicar-se exclusivamente à UNITA, colocando de lado a casa das leis. 

Agora, Costa Júnior disse que deveriam seguir o modelo universal, com destaque ao da região austral de África, em que os líderes dos maiores partidos da oposição intercalam fazendo a política no Parlamento para ganhos políticos. Apesar de não ter renunciado do posto de deputado, como fez Samakuva, dispensou os salários a favor da formação política que representa. 

Os ganhos de Costa Júnior vêm então de uma reforma a que tem direito no quadro dos acordos de Luena, que enquadrou todos os altos responsáveis e oficiais da guerrilha da UNITA, na Caixa Social das Forças Armadas Angolanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…
Moçambique: Encontrados três cadáveres em Macomia

Moçambique: Encontrados três cadáveres em Macomia

Foram encontrados três corpos sem vida na aldeia Napala, localizada no distrito de Macomia, pertencente à província de Cabo Delgado. …