Angola

Angola: Líder da UNITA diz que “país está a regredir na consolidação nacional”

Adalberto Costa Júnior

presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, considerou o recente empossamento do novo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, o “maior aviso de que o país está a regredir em termos da consolidação nacional e das expectativas dos angolanos”. 

A observação foi feita perante a imprensa, por ocasião do 18.º aniversário da morte do fundador do maior partido político na oposição em Angola, Jonas SavimbiO dirigente aproveitou a altura para mencionar que “a eleição de Manuel Pereira da Silva é um indicador objetivo e total de que houve um falhanço extraordinário do papel do Presidente João Lourenço, dos tribunais e da Assembleia Nacional”. 

Costa Júnior ajuntou que a tomada de posse do presidente da CNE “foi vergonhosa e triste” para o país, uma vez que, sublinhou, Pereira da Silva “não tem moral e condições de dirigir uma instituição que vai fazer a organização, acompanhamento e escolha de quem vai interpretar a governação a nível local e nacional”. 

Quando questionado se, nestas condições, a UNITA vai desistir de concorrer no pleito eleitoral de 2022, respondeu que “a questão aqui é o que todos nós devemos fazer, uma vez que a eleição desta figura na liderança da CNE é um atentado ao interesse nacional por muitas razões, pois, além dos vícios todos conhecidos e públicos da sua candidatura, a forma como foi escolhido são provas de violações extraordinárias que envolvem o processo e a sua gestão enquanto presidente da Comissão Provincial Eleitoral”. 

O político disse que esperava que o recém-empossado acabasse por recusar a tomada de posse. “Seria um acto que lhe daria alguma responsabilidade”realçou. 

“Precisamos, agora, todos nós, nos debruçarmos sobre as graves consequências de uma eleição que a todos não oferece confiança”, defendeu.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo