Angola

Angola: Líder da UNITA é mais popular do que Presidente da República

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, com apoiantes do partido
Adalberto Costa Júnior

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, é mais popular do que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, de acordo com uma sondagem online em que o representante do maior partido da oposição no país obteve 40% dos votos.

Costa Júnior liderou assim a sondagem efetuada pela equipa de AngoBarómetro, numa amostra representativa de 1.050 participantes. Desta forma, superou em 2% o segundo melhor classificado, João Lourenço, que obteve 38%.

Em terceiro ficou Abel Chivukuvuku, com 17% dos votos. Seguiram-se Lucas Ngonda, presidente da FNLA, e Benedito Daniel, dirigente do PRS , ambos com 2% cada.

Por fim, o último classificado foi André Mendes de Carvalho, ex-presidente da coligação CASA-CE, ao obter apenas 1%.

Para os pesquisadores, o facto de João Lourenço não ter ganho pode dever-se a três fatores, entre os quais a situação económica e social do país, a saturação de uma longa governação e os acontecimentos de Cafunfo, reprovados pela Igreja Católica e outros setores da sociedade civil angolana.

Também na preferência partidária a UNITA venceu na sondagem, ao conquistar 50,59% dos votos. O MPLA, formação política no poder, foi então ultrapassado, tendo recebido 37,65% dos votos. A CASA- CE foi confirmada como a terceira força política de Angola, com 6,47%, seguida do PRS, com 3,53%, e da FNLA, com 1,76%.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo