Angola: Líder do PDP-ANA acusado de desviar 180 milhões de kwanzas

Os militantes do PDP-ANA fizeram queixa do líder deste partido angolano, Simão Makanzu. Segundo os queixosos, o dirigente terá desviado 180 milhões de kwanzas (242.718 euros). 

A formação política já mencionou publicamente que, a nível interno, foram aplicados mecanismos disciplinares a Makanzu, o que resultou na sua destituição. Nos próximos dias poderá ser encaminhada uma queixa-crime para as autoridades judiciais. 

Esses alegados 180 milhões de kwanzas foram recebidos pelo PDP-ANA e vieram da CASA-CE, desde 2017, coligação da qual o partido faz parte. 

De acordo com o membro do Comité Central do PDP-ANA, Mambinga Mbalu, para além dos 8.500.000 kwanzas (11.460 euros) recebidos trimestralmente da CASA-CE, o partido tem ainda 1.500.000 kwanzas (2.022 euros) vindos da Assembleia Nacional. 

Mbalu salientou que, apesar da quantia mencionada, o PDP-ANA continua com grandes crises financeiras e materiais. A maior parte das sedes provinciais e nacional encontram-se em elevado estado de degradação, uma vez que o presidente Makanzu tem, alegadamente, desviado verbas para benefício próprio. Uma das consequências desta situação tem sido o abandono de militantes. 

Em reação à acusação de que é alvo, o líder do PDP-ANA disse que se trata de autêntica mentira, calúnia e difamação. Simão Makanzu garantiu que os valores que recebe trimestralmente da CASA-CE têm servido para pagar os quadros permanentes do partido ao nível de todo o país, bem como o pagamento das instalações em Luanda e nas províncias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin