Angola

Angola: Líderes juvenis preocupados com desemprego

Líder da JURA, Agostinho Kamuango
Agostinho Kamuango

O Presidente angolano, João Lourenço, já convocou as organizações políticas e sociais que irão participar no segundo Fórum Nacional da Juventude. No entanto, estas minimizaram o encontro, tendo prometido levar os reais problemas da juventude. 

Entre os principais problemas enumerados encontram-se o desemprego, a habitação, a formação e ainda a calendarização das eleições autárquicas para 2021. Recorde-se que esse sufrágio deveria ter sido feito este ano, mas foi adiado pelo chefe de Estado e continua sem data prevista. 

O líder da juventude da UNITA, a JURA, disse esperar que “se apresentem soluções viáveis dos vários problemas da juventude, por si já aflorados nos diversos encontros mantido com o atual Presidente da República”. Agostinho Kamuango acrescentou que muitos já constam em documentos oficiais do Governo angolano, mas que nunca tiveram solução. 

Por sua vez, o representante da juventude do PRS-JURS, Gaspar Fernandes, declarou que o encontro com o governante não deverá ser simplesmente “o encontro de charme ou para o inglês ver, mas que seja para vir trazer soluções que visam mitigar as várias preocupações da juventude”. O financiamento das micro e pequenas empresas será outro ponto que tenciona abordar nessa ocasião. 

O líder da juventude da coligação CASA-CE, Eduardo Garcia, considerou que, apesar de ter havido diálogo anteriormente, será bom relembrar ao Presidente que deve atender às preocupações ou exigências do comprimento imediato de promessas feitas à juventude angolana. 

Já o dirigente do Movimento de Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira, referiu preocupações como a deficiência no setor da educação, o funcionamento das escolas públicas e as carências das mesmas. Foi igualmente mencionada a questão do cancelamento de cobrança de propinas nas universidades públicas, desejando que João Lourenço tenha em conta os valores elevados cobrados pelas universidades privadas. 

O segundo Fórum Nacional da Juventude está agendado para esta quinta-feira, 26 de novembro. João Lourenço irá reunir-se com cem jovens de diferentes organizações políticas e sociais para serem debatidos os problemas da juventude.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo