Angola: Luanda recebe angolanos fugidos da Ucrânia

Os angolanos que moravam na Ucrânia e decidiram fugir, incluindo estudantes bolseiros refugiados em Varsóvia, na Polónia, chegaram a Luanda na madrugada desta segunda-feira, 07 de março. 

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, divulgado pelo “Jornal de Angola”, o Governo criou condições de receção de todos estes cidadãos angolanos. Até sábado tinham chegado 277 cidadãos a Varsóvia. 

O Governo fê-lo através da Missão Diplomática na Polónia, no âmbito da efetivação do plano de contingência da evacuação dos cidadãos angolanos que se refugiaram no país europeu, vindos do território da Ucrânia, para fugirem ao conflito com a Rússia. 

Segundo o referido comunicado, o Executivo angolano mobilizou um meio aéreo – um Boeing Triple Seven – para trazer para Angola a totalidade dos cidadãos, incluindo os cônjuges nacionais e estrangeiros.   

“Dos 277 cidadãos acolhidos em Varsóvia, apenas trinta aceitaram embarcar para Angola, tendo os restantes decidido permanecer em solo polaco por sua conta e risco, o que exonera o Estado angolano de responsabilidades sobre estes cidadãos, exceto apoio consular possível”, pode ler-se no documento.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…