Angola: Mais de 330 serviços da Justiça informatizados

O Ministério da Justiça angolano tem investido em tecnologia de ponta nos últimos anos, o que permitiu, até ao momento, a informatização de 330 serviços, de um total de 492 prestados. Esta informação foi divulgada pela secretária de Estado da Justiça e Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, que salientou a informatização dos serviços de emissão do Bilhete de Identidade em todo o país.

Celeste Januário respondeu às questões colocadas por deputados durante o encontro da 5.ª Comissão para Economia e Finanças da Assembleia Nacional, em sede da discussão na especialidade do Orçamento Geral do Estado para 2020.

No entanto, admitiu que o cenário é diferente nos registos civis, onde os assentos ainda são passados à mão, e partilhou que o ministério vai continuar a investir na instalação de aplicativos informáticos no próximo ano, principalmente nos serviços de registo notariais e Guiché Único, devendo aplicar 255.046.723 kwanzas (465.261 euros).

A mesma fonte acrescentou que foi feita uma outra despesa, relacionada com a criação de uma plataforma online para o registo de empresas e avaliada em 1.146.976.000 kwanzas (2.092.340 euros).

A nível dos tribunais, a secretária de Estado garantiu igualmente a informatização dos serviços em todo o território angolano.

Para 2020, o Ministério da Justiça e Direitos Humanos prevê arrecadar 8.009.679.331 kwanzas (14.611.400 euros).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…