Angola: Manifestação pelos direitos de 1800 ex-trabalhadores da Presidência da República “travada” pela polícia

A manifestação convocada pela comissão representativa dos 1 800 ex-trabalhadores da Brigada Especial de Limpeza (BEL) da Casa de Segurança da Presidência da República de Angola, da época do ex-presidente José Eduardo dos Santos, que aguardam há 8 anos pelo pagamento das suas indemnizações “após um desfecho favorável do Tribunal Provincial de Luanda”, foi ontem “travada” pela polícia angolana.   

Os 70 ex-trabalhadores da BEL pretendiam manifestar-se em frente ao Palácio Presidencial, partindo do Largo da Mutamba, no centro da cidade de Luanda, marchando até à Cidade Alta. A polícia angolana “travou” a manifestação alegando que a manifestação não ocorria “dentro da legalidade”.  

Manuel Sapilinha, um dos organizadores da manifestação dos ex-trabalhadores da BEL, disse que quando a polícia lhes perguntou sobre a legalidade da manifestação, referiu que a “25 de junho comunicámos formalmente ao Governo de Luanda e ao Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, que não deram qualquer resposta”.  

Sapilinha disse que: “Em janeiro deste ano, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança da República veio publicamente dizer que o dinheiro já existia, ficámos à espera do mesmo e até agora estamos sem qualquer resposta”.  

Em maio, segundo um dos organizadores da manifestação, “os elementos afectos da Casa Militar da Presidência foram a tribunal embargar” o processo, contudo o tribunal deu “novamente razão” aos ex-funcionários da BEL. 

Face ao dispositivo policial, os organizadores da manifestação optaram por permanecer no largo da Mutamba: “Atendendo o atual aparato e para evitarmos outros constrangimentos, achámos por bem pararmos por aqui, mas aguardamos da parte deles uma resposta e caso não façam isso não vamos parar porque o despacho que temos é de nos indemnizarem de acordo com a lei”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola poupa 15 milhões de euros ao reduzir contratos de professores estrangeiros

Angola poupa 15 milhões de euros ao reduzir contratos de professores estrangeiros

O Ministério do Ensino Superior de Angola informou que o Governo vai poupar, em 2024, cerca de 15 milhões de…
KEEPTALENT Portugal anuncia Paula Delgado como nova partner da empresa

KEEPTALENT Portugal anuncia Paula Delgado como nova partner da empresa

“Bem-Estar e Felicidade Organizacional” são os temas para os quais a KEEPTALENT Portugal, empresa especializada em ajudar as empresas da…
Cabo Verde: Governo promete alargar proteção social

Cabo Verde: Governo promete alargar proteção social

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, prometeu que o Governo vai alargar…
Irão apreende navio cargueiro com o bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz

Irão apreende navio cargueiro com o bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz

As forças iranianas foram acusadas de apreender um navio cargueiro, este sábado, no Estreito de Ormuz, a cerca de 80…