Angola: Manuel Fernandes eleito presidente da CASA-CE

O deputado Manuel Fernandes foi eleito presidente da CASA-CE nesta terça-feira, 09 de fevereiro, em Luanda.
Tal aconteceu depois de André Mendes de Carvalho ter aceitado afastar-se na semana passada, devido ao descontentamento de quatro dos seis partidos da coligação angolana, pedindo demissão. O motivo do descontentamento deveu-se à gestão que fez.
Manuel Fernandes foi então nomeado através de três votos a favor. Houve dois partidos da coligação que se abstiveram, entre os quais o Bloco Democrático (BD) e o Partido de Apoio para a Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP). Os mesmos não subscreveram a carta que levou à renúncia de Mendes de Carvalho, não tendo este comparecido à eleição.
“A CASA-CE tem a partir de hoje um novo presidente que toma posse ainda nesta semana, portanto a CASA-CE continua de pé. Fiquem tranquilos militantes, a CASA-CE não vai ruir”, garantiu um dos vice-presidentes da organização, Alexandre Sebastião André.
Fernandes tornou-se assim no terceiro presidente da coligação desde a criação da mesma, em 2012. O primeiro foi Abel Chivukuvuku, um dos fundadores.
Manuel Fernandes vai “colocar a máquina a funcionar”
“Nosso primeiro desafio é a reorganização da casa, para colocar a máquina a funcionar, para estar preparada para as eleições autárquicas e as eleições gerais”, disse o novo líder da CASA-CE e também responsável pela comunicação e marketing da coligação.
Manuel Fernandes vai ser o candidato mais jovem às eleições presidenciais de 2022.