Angola: Membro da FNLA acusa Tribunal Constitucional de proteger Lucas Ngonda

O líder de uma das alas da FNLA, Fernando Pedro Gomes, acusou o Tribunal Constitucional (TC) de inviabilizar o processo de reconciliação interna no partido, ao não reconhecer o congresso realizado por si, em Luanda.

“O Tribunal Constitucional, ao invés de apoiar os esforços dos membros do Comité Central para uma genuína unidade e reconciliação interna da FNLA, entende dar uma moratória transitória para que Lucas Ngonda se organize e continue a perpetuar-se no cargo, mesmo contra a vontade da maioria”, criticou durante uma conferência de imprensa realizada na capital angolana.

O político e docente universitário, que se autoproclamou presidente eleito no “congresso inclusivo” realizado em junho do ano passado, mencionou os estatutos da formação política para afirmar que o processo de transição nunca dura além de 90 dias. Sublinhou ainda que “a morosidade no reconhecimento do congresso inclusivo de Luanda está a criar novas convulsões e a matar as expectativas dos militantes”.

Para Fernando Pedro Gomes, o mais sensato seria a realização de ações políticas com o objetivo de preparar o partido para os próximos desafios políticos, como as eleições autárquicas do próximo ano e as gerais de 2022.

O membro da FNLA admitiu que esta formação encontra-se numa situação difícil, apesar dos esforços empreendidos pelos militantes junto dos órgãos de soberania do Estado. “Queremos tão-somente livrar a organização política histórica do único obstáculo chamado Lucas Ngonda”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…