O Ministério dos Transportes angolano estima que se registem perdas de receitas de mil milhões de dólares (920 milhões de euros) por causa da pandemia de Covid-19. O número foi avançado pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Fernandes Borges depois de um encontro com as empresas, associações do setor e a banca comercial.
Carlos Fernandes Borges refere que os cálculos tiveram como base “variáveis e pressupostos que são difíceis de fixar devido a incertezas”, e que por essa razão, “o cálculo e estimativa de receitas e perdas depende de quanto tempo isto irá durar, ninguém sabe, depende qual será a taxa de recuperação”.
O secretário de Estado adiantou que as estimativas apontam para uma recuperação, nos próximos seis ou nove meses, de “receitas que podem ascender aos 40% ou 50% do total de receitas até dezembro”.
O encontro, que decorreu em Luanda, tinha como objetivo avaliar o impacto económico da pandemia da covid-19 nas empresas do setor dos transportes e encontrar soluções para garantir o equilíbrio destas empresas.
O Ministério dos Transportes estimou que, nos “cálculos preliminares” já efetuados, as empresas deste setor tenham necessidade de mais de 200 milhões de dólares (184 milhões de euros).