O ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, exonerou esta segunda-feira, 12 de novembro, o embaixador do quadro da carreira diplomática, José António de Lima Viegas, que desempenhava a função de Inspetor Geral do Ministério das Relações Exteriores (MIREX). O cargo foi atribuído a Mateus Barros José.
De acordo com o portal de noticias “Club-K”, as apurações feitas acerca desta exoneração concluíram que a mesma ocorreu devido a declarações feitas por parte do agora ex-Inspetor Geral do MIREX à Radio Nacional de Angola, na qualidade de Presidente da Associação dos Diplomatas de Angola (ADA), tendo manifestado a sua oposição pela maneira como as pessoas estão a ser escolhidas para missões diplomáticas.
Segundo o áudio das suas afirmações, que se encontra na posse do referido órgão de comunicação, José Lima Viegas reclamou as irregularidades existentes no concurso interno onde funcionários podiam escolher ir para determinado país, em missão de serviço, mas que terão sido preteridos por outros. O embaixador questionou os critérios de afastamento e apelou à impugnação do concurso para que fossem feitas correções.
Sobre esse mesmo concurso, Lima Viegas denunciou ainda ter havido indivíduos que saíram de terceiro secretário para primeiro secretário ou que saíram de primeiro secretário para ministro conselheiro sem que fossem obedecidos os critérios definidos pela lei. O ex-Inspetor Geral do MIREX terá acusado também a direção do Ministério de violar os princípios da carreira diplomática.