Angola: Ministro do Interior quer mais empenho da comunidade de inteligência no combate à corrupção

O ministro do Interior angolano exortou esta quinta-feira, 29 de novembro, no Huambo, a comunidade de inteligência a desempenhar um papel mais ativo no combate à corrupção, nepotismo e branqueamento de capitais. Ângelo Tavares mencionou o assunto durante o acto central dos 43 anos de existência dos Órgãos de Inteligência do Estado, onde esteve em representação do ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

Para o representante do Governo, é importante que a comunidade de inteligência trabalhe principalmente na identificação das pessoas envolvidas neste tipo de práticas, com o objetivo de conseguir impedir que comportamentos desta dimensão prejudiquem o património e as finanças públicas do Estado angolano.

Ângelo Tavares lembrou que o país viveu um longo período de guerra e que, nessa altura, o papel da comunidade de inteligência foi bastante crucial para a garantia da integridade territorial, identificação de possíveis ataques e desmantelamento de grupos que atentavam à segurança do Estado. Agora, em tempo de paz e de nova visão governativa, onde se realça o combate à corrupção, nepotismo e ao branqueamento de capitais, é novamente essencial o papel desta comunidade, que tem à disposição ferramentas de serviço, não apenas para o repatriamento de capitais, mas também para a identificação das pessoas envolvidas nas práticas destes crimes.

De acordo com o ministro do Interior, “este desiderato já foi mais complexo, mas hoje e com a cooperação existente com outras comunidades de inteligência existentes no mundo, é possível proceder-se de forma eficaz e célere a troca de informação que permite auxiliar as autoridades judiciárias no esclarecimento de factos que atentem contra à segurança económica, financeira, politica e, sem descurar, os crimes contra humanidade, terrorismo convencional e cibernético”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin