O Bureau Político do MPLA congratulou-se com a “intensa atividade diplomática” do Presidente da República de Angola, João Lourenço, tendo referido o trabalho feito na mediação dos conflitos que ocorrem em certas regiões de África. Destaca-se o conflito existente entre o Ruanda e a República Democrática do Congo.
A observação foi feita nesta terça-feira, 22 de novembro, durante uma reunião realizada na sala de sessões do Comité Central do MPLA, no Complexo do Futungo II. Nesse encontro o Bureau Político incentivou o Titular do Poder Executivo a persistir na senda de mediação, tendo perspetivado a manutenção da estabilidade na região.
A terceira reunião ordinária decorreu sob a orientação de João Lourenço. Nela foram apreciados documentos como o relatório analítico e preliminar do processo eleitoral, o plano geral de atividades para o 2023 e a proposta de agenda de trabalhos para a próxima sessão do Comité Central.
No comunicado do encontro divulgado à imprensa é ainda mencionado que o Bureau Político congratulou-se com os resultados alcançados pelo chefe de Estado no quadro da visita oficial que efetuou à Noruega. A deslocação visou o reforço das relações económicas entre os dois países.