Angola: MPLA tem lista de candidatos com problemas na Justiça

A lista de candidatos do MPLA a deputados à Assembleia Nacional para as eleições gerais, marcadas para 24 de agosto, está a causar polémica. O motivo deve-se ao facto de a mesma integrar várias personalidades com problemas na Justiça, segundo o “Luanda Post”.

A publicação refere-se a Virgílio Tyova, número 34 da lista, dizendo que este candidato é arguido num processo em que é acusado de gestão danosa de fundos que deveriam favorecer a população afetada pela seca na província do Cunene, onde foi governador entre setembro de 2018 e janeiro de 2020. 

É igualmente mencionada Elizabeth Paihama “Zaida”, no 121.ª lugar. A filha do falecido general Kundy Paihama está alegadamente envolvida num caso com o extinto Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC). Em 2020, o Tribunal Provincial de Luanda terá admitido a perda do rasto da empresária, que deveria prestar esclarecimento de uma dívida de 300 milhões de kwanzas, contraída sem garantias no extinto banco, do qual o seu pai era o maior acionista. 

Higino Carneiro, número 3 da lista, é também apontado. O general teve o seu processo recentemente arquivado pelo Tribunal Supremo. Estava acusado pelo Ministério Público da prática de crimes de peculato, nepotismo, tráfico de influência, associação criminosa e branqueamento de capitais, actos alegadamente praticados em 2016 e 2017, altura em que foi governador de Luanda. 

Já Pedro Sebastião, ex-ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, ocupa o 74.º lugar na lista. O general foi exonerado pelo atual Presidente da República e líder do MPLA, João Lourenço, em maio de 2021, na sequência na sequência do escândalo da chamada “Operação Caranguejo”, com outros altos oficiais ligados à segurança presidencial. Isto porque eram suspeitos de cometerem crimes de peculato, retenção de moeda e associação criminosa, entre outros.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal: Costa não quer dar "falsas expectativas" à Ucrânia

Portugal: Costa não quer dar "falsas expectativas" à Ucrânia

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, defende que a União Europeia (UE) deve evitar dar “falsas expectativas” à Ucrânia, no dossier da…
Afeganistão recebe USD 150 milhões do Banco Mundial contra a fome

Afeganistão recebe USD 150 milhões do Banco Mundial contra a fome

O Banco Mundial disponibilizou 150 milhões de dólares americanos ao Afeganistão para que o país possa combater a fome rural.…
Revista de Imprensa Lusófona de 14 de junho de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 14 de junho de 2022

No Brasil “O Globo” destaca que o “Programa de governo de Lula prevê acenos a policiais e vai incluir valorização…
Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Entre os dias 2 e 10 de julho, acontece a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo,…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin