Angola

Angola negoceia empréstimo de emergência com financeiro russo após fracasso das negociações com FMI

A Gemcorp Capital LLP poderá estar a negociar com o governo angolano um empréstimo no valor de 500 milhões de dólares, depois de as negociações entre Luanda e o FMI terem fracassado.

O alegado recurso à Gemcorp, empresa financeira sediada em Londres que trabalha preferencialmente com os mercados emergentes, noticiado esta semana pela Bloomberg, surge numa altura em que o presidente José Eduardo dos Santos admitiu publicamente, no início deste mês de julho, que o Estado não dispõe de recursos suficientes em divisas internacionais para fazer face aos encargos da dívida de curto prazo.

Apesar disso, o governo angolano decidiu cancelar as negociações em curso com o FMI com vista à obtenção de um empréstimo para fazer face às necessidades financeiras de curto e médio prazo, facto que fez disparar os juros da divida pública angolana.

A Gemcorp foi criada há dois anos por Atanas Bostandjiev, ex-funcionário da Goldman Sachs e da empresa financeira russ VTB Capital, e já durante o ano passado concedeu um empréstimo de 300 milhões de dólares ao governo angolano. Mas as ligações deste financeiro russo a Angola datam pelo menos de 2011, quando a VTB Capital emprestou outros $278 milhões ao governo angolano.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo