Angola: Ngonda concorre à sua sucessão para dirigir FNLA

Líder da FNLA, Lucas Ngonda

O atual dirigente da FNLA, Lucas Ngondade 81 anos, vai concorrer à sua própria sucessão, de acordo com uma fonte ligada ao seu gabinete. O evento irá decorrer no V Congresso, que realizar-se-á em junho. 

A decisão foi tomada apesar da existência de diversos protestos contra a liderança de Ngonda, uma situação que tem enfraquecido significativamente o partido e levado o mesmo a uma possível extinção. 

No entanto, o atual presidente da FNLA tem, alegadamente, dito aos seus principais colaboradores que quer recandidatar-se para concluir um projeto ambicioso que tem para a formação política. Este consiste em colocar a mesma como a segunda maior força política de Angola em 2027, posição atualmente ocupada pela UNITA. 

 Entretanto, a FNLA vai apostar, nos próximos dias, na sua reestruturação ao nível dos municípios, de maneira a enfrentar melhor os desafios que se aproximam, principalmente as eleições autárquicas e gerais. 

A informação foi avançada à imprensa pelo secretário-geral do partido, Aguiar Laurindo. Ainda segundo o próprio, a FNLA vai priorizar igualmente uma liderança participativa para o crescimento da organização. 

“Estamos comprometidos em alcançar resultados positivos nos próximos pleitos eleitorais, por isso vamos reestruturar as nossas organizações de base. Este 59.º aniversário é motivo de orgulho e satisfação, no sentido de refletirmos sobre os desafios que o partido se propõe atingir”, esclareceu no final de um seminário sobre as autarquias, promovido em alusão ao 59.º aniversário da FNLA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…