Angola: Ngonda recandidata-se à presidência da FNLA

Líder da FNLA, Lucas Ngonda

O atual dirigente da FNLA, Lucas Ngonda, anunciou nesta quinta-feira, 29 de abril, a sua recandidatura a uma liderança de transição na formação política. Foi através de uma conferência de imprensa, realizada em Luanda, que explicou as razões da sua recandidatura.

Assim, o político concorre a um mandato de transição até 2022, altura em que está previsto um congresso extraordinário para a eleição do cabeça de lista e dos candidatos a deputados da FNLA, no quadro das eleições gerais.

 “O grande problema que o partido enfrenta está relacionado com questões sociais, derivadas da pouca assistência que os seus militantes recebem das autoridades de direito. A esta questão se junta a não priorização da unidade do partido, em detrimento dos interesses pessoais”, disse, ao comentar a grave crise interna da organização política.

Quando questionado sobre as medidas que pretende adotar para a unidade do partido, caso seja reeleito, defendeu a necessidade de mudar os métodos de atuação.

“Ao longo de todas as discussões efetuadas nestes últimos anos, o problema da unidade da FNLA não foi tratado como problema fundamental, mas sim foi relegado para um plano secundário”, observou.

O V congresso ordinário da FNLA está marcado para decorrer de 16 a 19 de junho. Ao cargo de presidente concorrem, para além de Lucas Ngonda, Joveth de Sousa, Fernando Pedro Gomes, Tristão Ernesto e Laiz Eduardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…