Angola: Nova manifestação no dia de aniversário do MPLA

Presidente de Angola e líder do MPLA, João Lourenço

O MPLA celebrou o seu 64.º aniversário nesta quinta-feira, 10 de dezembro. No entanto, enquanto o partido no poder há mais de 45 anos festejava, centenas de jovens decidiram reunir-se em Luanda para mais uma manifestação. 

Os protestantes exigiram então o fim do MPLA e novamente a realização de autarquias em 2021, além da descida do preço dos produtos da cesta básica. A manifestação também foi contra a corrupção em Angola e a crescente falta de emprego, principalmente para a juventude. 

A governadora de Luanda, Joana Lina, emitiu um comunicado em que “repudia veemente o acto praticado. Trata-se do terceiro protesto em Luanda, em menos de dois meses. 

Os protestos decorreram no Largo da Independência. Segundo os participantes, foi a fome que os motivou a participarem na manifestação. Emprego, saúde, educação e justiça para todos foram os pedidos feitos. 

JLo [Presidente João Lourenço], o povo tem fome”podia ler-se num dos cartazes dos manifestantes. 

Ao contrário das manifestações de 24 de outubro e de 11 de novembro, esta manifestação aconteceu sem violência. A Polícia Nacional assegurou o curso do protesto até ao fim, sem ter recorrido assim à força ou ao gás lacrimogéneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…
Moçambique: Encontrados três cadáveres em Macomia

Moçambique: Encontrados três cadáveres em Macomia

Foram encontrados três corpos sem vida na aldeia Napala, localizada no distrito de Macomia, pertencente à província de Cabo Delgado. …