A nota de 200 é a primeira da nova família do Kwanza “série 2020” a entrar em circulação, a partir desta quinta feira, 30 de julho.
De acordo com o director do Departamento do Meio Circulante do Banco Nacional de Angola, Sebastião Banganga, as novas notas resistem mais aos rasgos e à sujidade, o que reduz os níveis de desgaste. Também resistem mais à água, característica que coloca ao dispor dos utilizadores notas mais duráveis e com padrões de segurança facilmente identificáveis, eliminando quaisquer possibilidades de falsificação.
“Já fizemos o trabalho de distribuição pelas delegações regionais e centros de custódia. Ao menos, em todas as capitais de província, a partir de hoje, a nota de 200 kwanzas da série 2020 está disponível”, garantiu o responsável do Banco Central.
Sebastião Banganga apela às populações, quando em posse das notas, a não as reterem, mas sim fazê-las circular, para que o uso no dia- a-dia garanta normalidade, familiaridade e comodidade a todos os agentes económicos.