O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, partilhou publicamente que o processo de recadastramento e prova de vida alcançou resultados excelentes. Isto porque o mesmo fez com que o número de pensionistas baixasse de 147 mil para 77 mil pensionistas.
A informação foi divulgada durante o encerramento do II conselho consultivo do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, que teve lugar na cidade do Huambo, e publicada pela “Angop”.
Ainda de acordo com o secretário de Estado, que orientou os trabalhos em representação do ministro do setor, o processo que tinha sido interrompido em 2020, devido às restrições impostas pelo surgimento da Covid-19, foi então concluído neste ano de 2021. Atualmente decorre a fase de reclamações, tendo esta a duração de três meses.
Para Tchicanha, o recadastramento e a prova de vida são um passo fundamental para a melhoria das condições de vida dos ex-combatentes e veteranos da Pátria. Foi igualmente mencionado que o recadastramento abrangeu deficientes de guerra, viúvas, órfãos e familiares de antigos combatentes falecidos, para se saber quantos existem, onde estão e como estão.