Angola: Ocupação do cargo de secretário-geral da juventude da UNITA origina competição renhida

É no IV Congresso Ordinário da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), da UNITA, que de 08 a 11 de novembro se irá saber quem será o novo secretário-geral da juventude da UNITA, um cargo que está a ser bastante disputado. A Comissão Nacional Eleitoral do IV congresso da JURA considera que o elevado número de candidatos significa “um forte sinal de democracia interna”.

Dos oito candidatos que vão concorrer a essa função, estão na linha da frente o atual secretário-geral da JURA, Aly Mango, e o deputado mais novo da Assembleia Nacional, Nelito Ekukui, que já terminou a campanha eleitoral, tendo visitado 17 províncias.

Em entrevista ao “NJOnline”, Ekukui afirmou que recolheu garantias de que os militantes vão votar nele. “Nas 17 províncias onde passamos – só ficou de fora o Kuando Kubango -, o apoio está garantido para liderarmos a JURA nos próximos anos”, assegurou, tendo sublinhado que, caso vença as eleições, “pretende uma organização forte e defensora dos direitos dos jovens”. “Vamos defender os direitos e as políticas ligadas à juventude. Queremos ter uma JURA unida de actuante”, acrescentou.

No entanto, Aly Mango mantém a esperança de que irá continuar a ocupar o cargo de secretário-geral, por considerar que deu grandes passos durante o seu mandato. “É um congresso da juventude angolana e da UNITA. Tenho confiança de que pela campanha eleitoral feita vou continuar à frente da JURA”, declarou. Mango reforçou a opinião de que o trabalho que fez fala por si e relembrou o que foi feito, além do que ainda pode vir a fazer se continuar em funções.

Já Elsa Pataco é a única mulher nesta disputa eleitoral, tendo optado como prioridade a abertura do caminho para que os seus membros cheguem aos órgãos máximos do partido. Durante a campanha realizada em Cabinda, Pataco disse que tem a garantia das mulheres, e não só, de que iriam elegê-la para orientar a JURA. “Elas e eles querem ver uma mulher na direcção da JURA”, explicou, tendo acrescentado que a juventude da UNITA e o partido sairiam a ganhar no congresso com a sua eleição.

Por sua vez, o candidato Rafael Mukanda reforçou que apenas com uma juventude unida e mobilizada se irá conseguir governar o país, sendo esse o principal objetivo da sua candidatura. “Jovens preparados conseguem conduzir o destino do país com brilho. A JURA está preparada para esta empreitada”, declarou.

No caso de Oseias Chilemba, o candidato deseja liderar uma juventude que tenha forte protagonismo, e tem já em vista as futuras eleições autárquicas e gerais. “Nestas eleições a juventude joga um papel preponderante. Então, precisamos ter uma juventude dinâmica e interventiva”, assinalou.

Agostinho Kamuango, que perdeu as eleições com o atual secretário-geral, Aly Mango, também se mostrou confiante, acreditando que desta vez poderá ser eleito. “Todas as condições estão criadas para dirigir a JURA. Durante a campanha eleitoral deu para entender que vou dirigir a juventude do nosso partido”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente do CC convoca líder do PODEMOS

Moçambique: Presidente do CC convoca líder do PODEMOS

A presidente do Conselho Constitucional (CC) de Moçambique, Lúcia Ribeiro, agendou um encontro com o líder do partido PODEMOS, Albino…
Guiné Equatorial: Filha do PR suspeita de fraude em Portugal

Guiné Equatorial: Filha do PR suspeita de fraude em Portugal

A filha do Presidente da Guiné Equatorial, Francisca Nguema Jiménez, é suspeita de ter financiado em Portugal um esquema de…
Revista de Imprensa Lusófona de 11 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 11 de dezembro de 2024

O “Jornal de Angola” escreve “Angola e São Tomé e Príncipe analisam cooperação bilateral”. Segundo o “Correio da Kianda”, a…
Estudo da Universidade de Coimbra conclui que ribeiras urbanas estão poluídas por fármacos

Estudo da Universidade de Coimbra conclui que ribeiras urbanas estão poluídas por fármacos

Um estudo liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a…