Angola: Oposição critica declarações de PR sobre eleições autárquicas

Presidente de Angola, João Lourenço

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi criticado por partidos da oposição devido às mais recentes declarações acerca das eleições autárquicas. 

O dirigente deu a entender à imprensa na terça-feira, 25 de outubro, que o sufrágio parece não estar para breve. “Como sabe o pacote legislativo autárquico não está terminado. Enquanto isso não posso assanhadamente – se me permite a expressão – convocar eleições”, disse a partir de Dakar, capital do Senegal, tendo sido citado pelo “Jornal de Angola”. 

As declarações foram feitas uma semana após João Lourenço ter criado uma Comissão Interministerial para a Elaboração e Implementação do Plano Integrado de Institucionalização das Autarquias Locais

Em reação a esta última declaração, a UNITA, através do seu secretário nacional para os Assuntos Eleitorais, Faustino Mumbica, declarou que a atitude do chefe de Estado “não surpreende”. No entanto, realçou que os sucessivos adiamentos da implementação das autarquias locais no país vão ter consequências. 

“O facto de o Presidente deter o poder político e de estar a governar não significa que tem a legitimidade para tomar as decisões que bem entender. A persistir nessa intenção, isto acabará por exigir da parte dos cidadãos uma postura diferente que venha forçar o executivo a respeitar a Constituição”, acrescentou Mumbica, citado pela “VOA”. 

Por sua vez, o presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, partilhou que as declarações de João Lourenço denotam “falta de seriedade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Residentes Ribandar retiram barreiras de proteção 

Goa: Residentes Ribandar retiram barreiras de proteção 

Depois de mostrarem o seu descontentamento pelo atraso das intervenções do projeto da “Cidade Inteligente” e pela ausência de opções…
BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) divulgou um relatório onde é previsto um crescimento de 3,4% na economia timorense. Esta…
Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai disponibilizar 1.800.000 contos para o setor…
Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

O Banco Mundial considera que a economia angolana pode crescer 2,8% em 2024, após ter subido 0,8% em 2023, através…