O ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência da República de Angola, Francisco Pereira Furtado, assegurou recentemente que o Governo está a preparar eleições livres, justas e transparentes.
No entanto, segundo o “Portal de Angola”, apesar de militantes do MPLA (partido no poder no país) nos círculos políticos em Luanda acreditarem nessa promessa, os partidos da oposição e membros da sociedade civil têm dúvidas.
De acordo com o conhecido ativista e pastor Elias Isaac, “em Angola nunca houve um pleito eleitoral livre, justo e transparente”.
O ex-coordenador da organização não governamental Open Society em Angola acrescentou que “o próprio ministro de Estado falou o que falou, mas ele é parte da máquina que tem manipulado as eleições e ele não garante nada”.
Por sua vez, o deputado pela CASA-CE (coligação na oposição) Makuta Nkondo também não acredita na promessa. “Para mim, o ministro de Estado falou por falar. Os resultados eleitorais em Angola já foram cozinhados pela máquina fraudulenta do MPLA, é só esperar pelo momento e puxar o botão, o MPLA distribui os votos como se fosse bolinhos ou pães”, disse.