Angola: Oposição quer investigação das denúncias de corrupção contra ministro

Os partidos da oposição em Angola pediram à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que fossem investigadas as denúncias feitas recentemente sobre um alegado envolvimento do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, em práticas de corrupção. 

Esse apelo foi feito pela UNITA, pela CASA-CE e por um deputado independente. Estes querem igualmente uma reação do Governo acerca do assunto, considerando que o Presidente da República, João Lourenço, deve ser o primeiro a justificar a fortuna que possui. 

A UNITA, maior partido da oposição no país, disse através de um comunicado que o caso vem juntar-se à lista de outras denúncias internas e externas relacionadas com furto ao erário público desencadeado pelos governantes angolanos nos últimos 45 anos. 

Já a CASA-CE realçou que não era apologista quanto aos denunciados serem exonerados de imediato, mas defendeu que a PGR deveria apurar os factos. “É necessário que a PGR investigue os dados e traga a situação aos órgãos de justiça para que estes coloquem o indivíduo nas barras da justiça”declarou o líder da bancada parlamentar da coligação, Alexandre André. 

Por sua vez, o deputado independente Makuta Nkondo afirmou que o exemplo devia partir de cima. “O próprio João Lourenço nunca nos disse qual é a sua fortuna e como a conseguiu. Eu, por exemplo, Makuta Nkondo, sou pobre, não tenho nada, mas o Presidente da República e a esposa são ricos. Nunca disseram como conseguiram esta riqueza, nem no Parlamento”criticou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin