Angola: Oposição quer investigação das denúncias de corrupção contra ministro

Os partidos da oposição em Angola pediram à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que fossem investigadas as denúncias feitas recentemente sobre um alegado envolvimento do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, em práticas de corrupção. 

Esse apelo foi feito pela UNITA, pela CASA-CE e por um deputado independente. Estes querem igualmente uma reação do Governo acerca do assunto, considerando que o Presidente da República, João Lourenço, deve ser o primeiro a justificar a fortuna que possui. 

A UNITA, maior partido da oposição no país, disse através de um comunicado que o caso vem juntar-se à lista de outras denúncias internas e externas relacionadas com furto ao erário público desencadeado pelos governantes angolanos nos últimos 45 anos. 

Já a CASA-CE realçou que não era apologista quanto aos denunciados serem exonerados de imediato, mas defendeu que a PGR deveria apurar os factos. “É necessário que a PGR investigue os dados e traga a situação aos órgãos de justiça para que estes coloquem o indivíduo nas barras da justiça”declarou o líder da bancada parlamentar da coligação, Alexandre André. 

Por sua vez, o deputado independente Makuta Nkondo afirmou que o exemplo devia partir de cima. “O próprio João Lourenço nunca nos disse qual é a sua fortuna e como a conseguiu. Eu, por exemplo, Makuta Nkondo, sou pobre, não tenho nada, mas o Presidente da República e a esposa são ricos. Nunca disseram como conseguiram esta riqueza, nem no Parlamento”criticou.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

A polícia da África do Sul deteve no sábado, 07 de janeiro, um homem que estava a ser procurado por…
Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou que vai ouvir este mês os partidos com assento parlamentar e outras forças…
Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

O grupo parlamentar da UNITA realizou um seminário sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023 no…
Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, informou nesta segunda-feira, 09 de janeiro, que conversou ao telefone com o Presidente da…