Angola: Oposição realça avanços na liberdade de expressão

Os representantes de partidos da oposição na província do Cunene apontaram os avanços significativos que têm sido verificados em Angola no que diz respeito à liberdade de expressão, vendo-os como uma marca evidente dos dois anos de mandato do Presidente da República, João Lourenço.

Segundo o secretário da UNITA no Cunene, Torga Pangeiko, as pessoas expressam, atualmente, as suas opiniões de forma aberta, o que dá espaço à sociedade civil. Outra mudança verificada durante a atual governação é o combate à corrupção, nepotismo, bajulação e outros males, acrescentou, referindo que tal deve ser feito com uma maior colaboração de todos os angolanos para que os objetivos sejam alcançados.

O político referiu igualmente que, no domínio da situação económica e social do país, o Executivo deve cumprir e colocar em prática as promessas eleitorais do seu programa, que indicavam a melhoria nos setores da educação e saúde. Torga Pangeiko manifestou-se também preocupado com a questão da reforma e da despartidarização dos órgãos de Estado, além da desvalorização constante da moeda nacional, o elevado custo de vida e, consequentemente a perda, do poder de compra.

Por sua vez, o secretário do PRS, Miguel Ndapewovano, declarou que abertura dos órgãos de impressa na abordagem de determinados assuntos e o sucesso no combate à corrupção e impunidade são actos positivos que afirmam o país no espaço internacional. Para o político, é bastante positivo o facto de o Chefe de Estado exonerar figuras do aparelho de Estado, bem como a detenção de altos dirigentes.

No entanto, mencionou que é importante que João Lourenço esteja mais atento aos problemas sociais da população, principalmente em relação ao desemprego, enquadramento dos ex-militares, combate à fome e acesso a água.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: Primeiro-ministro comenta situação de migrantes clandestinos

Cabo Verde: Primeiro-ministro comenta situação de migrantes clandestinos

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, assegurou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, que o Governo está a…
Brasil: BNDES elegeu novos diretores para o Conselho de Administração

Brasil: BNDES elegeu novos diretores para o Conselho de Administração

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) elegeu como novos diretores, no último dia…
Moçambique: PR realça "esforços" para pacificação no mandato

Moçambique: PR realça "esforços" para pacificação no mandato

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, salientou os “esforços” realizados para a pacificação como um dos principais marcos…
Moçambique: MISA repudia agressão da Polícia a jornalista da Rádio Comunitária Thumbine na Zambézia

Moçambique: MISA repudia agressão da Polícia a jornalista da Rádio Comunitária Thumbine na Zambézia

O Instituto de proteção de jornalistas na África Austral, em Moçambique, MISA, emitiu um comunicado está terça-feira (17), repudiando com…