A obra de história intitulada “Os Bantu na visão de Mafrano”, de Maurício Francisco Caetano (1916–1982), escritor angolano, foi entregue, em mão, ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Festa do Livro edição 2023, realizada na semana passada, em Lisboa.
O trabalho do escritor angolano está reunido numa coletânea póstuma que descreve a vida ancestral dos povos Bantu de há mais de cinco mil anos e a entrega constitui uma oportunidade de expandir o conhecimento sobre a cultura etnolinguística dos povos Bantu descrita por Mafrano.
Maurício Francisco Caetano observou os hábitos e costumes autóctones de Cabinda, Uíge, Malanje, Kwanza Norte e Dembos, com estudos comparativos entre as lendas destes povos e as lendas greco-romanas que mostram, segundo ele, caminhos para a melhor compreensão da Antropologia Cultural Bantu, quer pelo conhecimento da sua língua, psicologia e das suas fábulas, História e Filosofia.
Maurício Caetano, além de escritor e professor, trabalhou como secretário e diretor Nacional do Ministério das Finanças e é membro fundador da União dos Escritores Angolanos. Deixou como legado vários trabalhos dispersos em vários jornais e revistas e ainda coletâneas e contos.