Angola passa a integrar o contingente de efetivos da Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), com dois oficiais da Polícia Nacional. O anúncio foi feito numa nota de imprensa da Missão Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgada pela “Angop”.
No documento pode ler-se que o país é representado pelo superintendente-chefe José Valente Pimpão e pela intendente Sarita Domingos Tomás de Almeida. Ambos os oficiais da Polícia Nacional foram apurados da formação de efetivos promovida pela Divisão de Polícia do Departamento de Operações de Paz da ONU.
Essa formação decorreu entre 14 e 25 de fevereiro deste ano, na Academia Policial de Ancara, na Turquia. O desdobramento dos dois oficiais para a UNMISS acontece na sequência dos contactos efetuados entre a Divisão de Polícia do Departamento de Operações de Paz da ONU e a Missão Permanente de Angola junto da ONU.
A Representante Permanente da Missão de Angola junto da ONU, Maria de Jesus Ferreira, considera que o feito constitui motivo de regozijo para o país, que pela primeira vez passa a contribuir nas atividades de Manutenção de Paz à nível internacional, sob a égide da ONU.