Angola: Pobreza no país afeta principalmente agregados com mais de sete membros

O Relatório de Pobreza para Angola 2020: Inquérito sobre Despesas e Receitas (IDR – 2018/2019) indica que a miséria aumenta cinco vezes mais nos agregados que têm sete ou mais membros, quando comparado com famílias constituídas por uma ou duas pessoas.

O documento, que se foca mais na Pobreza Monetária, foi realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e refere a composição do agregado como determinante da pobreza. De acordo com os resultados, a incidência da pobreza no país é de 41%, com os agregados que têm um maior número de crianças dependentes a serem, “em geral, mais pobres”.

Já os agregados sem crianças dependentes são menos pobres (17%), enquanto os agregados com três ou mais crianças refletem 48% dos pobres. Em agregados com uma criança a incidência da pobreza é de 20,4% e em agregados com duas crianças apresentam incidência de 28,1%, é ainda referido.

“A incidência da pobreza aumenta significativamente entre a população residente quanto maior for o número de membros no agregado, a pobreza aumenta cinco vezes mais em agregados com sete ou mais membros, comparado com agregados com um ou dois membros”, pode ler-se.

É também mencionado que a atividade e ocupação do chefe do agregado estão associados à condição de pobreza e a pobreza é maior entre a população que vive em agregados cujo chefe se encontra desempregado (43%).

Quanto à ocupação do chefe do agregado familiar, a incidência da pobreza é maior entre os que trabalham por conta própria (51%) em relação aos que trabalham por conta de outrem (27%).

Entre os chefes assalariados, indica o documento, os que trabalham no setor público e privado “vivem situações de pobreza consideravelmente menores em comparação com os que trabalham por conta própria”.

One Comment

  1. Andrej Zapaiev

    Os africanos gostam de ter família grande , Comer e beber bem , tenham ou não , “fazenda ” para os governar com um mínimo de dignidade , quando a situação se torna grave em abandoná-los ( os filhos), entregam há esposa, aos avós, e partem em busca de vida melhor e nunca mais voltam.
    CONSELHO: O máximo 4 filhos ,a seguir exterelização.
    ATENÇÃO:não sou racista , sou realista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…