A Polícia Nacional (PN) reprimiu em Luanda o protesto contra a restrição de circulação de mototaxistas em ruas e avenidas da capital angolana, que estava agendado para sábado, 16 de setembro.
Segundo a “DW África”, pelo menos dez ativistas foram detidos enquanto se preparavam para manifestar o desagrado contra as medidas restritivas impostas pelo Governo Provincial aos mototaxistas.
Entre os detidos estão o ativista Adolfo Campos, um dos membros da organização da marcha, e o também ativista e músico Gilson da Silva Moreira, conhecido por “Tanaice Neutro” e que saiu da prisão recentemente, após ter sido condenado pelos crimes de ultraje ao Estado, aos seus símbolos e órgãos.
Pouco antes da detenção, “Tanaice Neutro” tinha dito à “DW África” que uniu-se à manifestação por entender que a restrição em questão vai penalizar o cidadão que beneficia da atividade dos mototaxistas.
“Eu sou angolano, sou do bairro e sou pobre. Estes senhores que querem privar a circulação dos mototaxistas na cidade têm contacto com outros prestadores de serviços de táxi para lhes transportar. E nós, que somos pobres? Quem vai nos levar?”, questionou.