Angola: PR acusado de comprar ativistas com casas e bolsas de estudo

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, quer comprar ativistas com casas e bolsas de estudo. Com “essas benesses”, continuou, espera reduzir a onda de contestação contra o Governo, que tem sido cada vez mais frequente. 

Segundo o dirigente do maior partido da oposição no país, o chefe de Estado está então, alegadamente, a oferecer casas, bolsas de estudo e outras benesses aos jovens ativistas. Alguns dos jovens já terão recusado as ofertas. 

A acusação foi feita publicamente na quarta-feira, 25 de novembro, em Luanda, na altura em que Costa Júnior falava sobre uma suposta lista com nomes de ativistas e manifestantes aos quais seriam atribuídas casas para habitação. 

“O pai usa a força e a violência sobre os seus filhos. E o que é que o pai faz a seguir, em vez de acender a luz e abrir as portas do diálogo? O pai agora está a comprar os líderes da casa, os filhos, está a comprá-los com casas, está a comprá-los com carros, está a comprar-lhes com bolsas no estrangeiro, onde por ordem de escala de prioridades à ordem da liderança dos seus filhos: está a comprar a consciência da sua casa, afirmou. 

Isto não é bom para ninguém, denota uma enorme falta de diálogo na casa e está a estragar os filhos porque está a corrompê-los. Isto não é caminho a seguir”concluiu assim durante uma reunião com membros da LIMA, organização feminina do seu partido. 

Entretanto, muitos dos supostos beneficiários já vieram a público rejeitar a oferta, cuja iniciativa foi atribuída ao Conselho Nacional da Juventude. Também foram mencionados nomes como o de Luaty Beirão, que veio igualmente a público desmarcar-se de qualquer tentativa do género.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV diz que povo é condicionado pela criminalidade na Praia

Cabo Verde: PAICV diz que povo é condicionado pela criminalidade na Praia

A deputada Adélcia Almeida, do PAICV, partilhou nesta terça-feira, 10 de janeiro, que o partido verificou no terreno que a população…
Angola: UNITA pede autárquicas e MPLA pede-lhe colaboração

Angola: UNITA pede autárquicas e MPLA pede-lhe colaboração

O secretário provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui, desafiou o Presidente da República de Angola, João Lourenço, a cumprir…
Cabo Verde: UCID teme manifestações internacionais

Cabo Verde: UCID teme manifestações internacionais

O líder da UCID, João Santos Luís, considera importante o “país proteger as instituições democráticas, para se livrar das manifestações…
Brasil integra lista de países com mais candidaturas apresentadas pelos emigrantes ao Programa Regressar

Brasil integra lista de países com mais candidaturas apresentadas pelos emigrantes ao Programa Regressar

Com o intuito de apoiar os emigrantes portugueses, bem como os seus descendentes e outros familiares, que desejam voltar a…