O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi condecorado nesta terça-feira, 15 de março, pelo homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves. Foi-lhe atribuída a maior distinção honorífica atribuída em Cabo Verde.
Trata-se do Primeiro Grau da Medalha Amílcar Cabral. A cerimónia decorreu no Palácio do Povo, no Mindelo, no final de um dia de visita do chefe de Estado angolano a São Vicente.
Neves justificou a condecoração como um reconhecimento do contributo do homólogo angolano “numa melhor inserção da comunidade cabo-verdiana em Angola e pela sua liderança na construção da paz na sub-região e em África, no seu todo”.
“É minha firme convicção que o caminho que temos que seguir, outro não é, que não o do aprofundamento constante e da conquista de etapas cada vez mais ousadas e à altura deste nosso desígnio comum de estar juntos e construir juntos. O contributo de vossa excelência, traduzido em passos muito firmes, tem-se, na verdade, revelado determinante, o que constitui um exemplo muito claro do quanto, também nas relações entre estados, a palavra e a orientação certa, no momento certo, fazem a diferença e impulsionam o curso das ações”, declarou no evento.
“Juntos, cabo-verdianos e angolanos, temo-nos batido por um mundo melhor, sabemos o quanto custa a liberdade”, sublinhou.
Por sua vez, João Lourenço disse sentir-se “honrado” com a condecoração e garantiu a disponibilidade de Angola para o aprofundamento das relações de cooperação com o arquipélago.
“Esta distinção vai servir de estímulo para que prossigamos os esforços tendentes a estreitar os laços que nos unem a Cabo Verde, em favor do progresso, do crescimento económico e do bem-estar das populações”, concluiu.