O Presidente da República de Angola, João Lourenço, considera que o país pode “jogar um papel importante” na crise energética mundial, uma vez que é “o segundo maior produtor de petróleo no continente africano”.
A declaração foi feita numa entrevista dada à “RFI”, depois da participação do governante no dia inaugural do 8.º Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África.
“O mundo está aflito, podemos assim dizer, com a problemática da energia. Angola não só pode contribuir com combustíveis fósseis, mas também estamos a estudar com uma empresa alemã a possibilidade da produção de hidrogénio verde em Angola, que é uma fonte de energia limpa e exportável para a Europa e para quem precisar dela”, partilhou.
“Felizmente temos importantes cursos de água. A produção energética em Angola é sobretudo hidroeléctrica, não é poluente. É uma fonte limpa. Estamos também a fazer importantes investimentos no solar, começámos na província de Benguela, já foram inaugurados dois importantes parques. Vamos fazer um investimento bem maior do que o de Benguela no sul de Angola, nomeadamente, no Namibe, na Huíla, no Cunene”, acrescentou.