O Presidente da República de Angola, João Lourenço, declarou que espera que Isaías Samakuva tenha “vindo para ficar” na presidência da UNITA. Recorde-se que o visado voltou a ocupar o cargo de líder do maior partido da oposição depois de o Tribunal Constitucional ter anulado o congresso em que Adalberto Costa Júnior foi nomeado presidente, em 2019.
“Quis o destino que a pátria o chamasse pela segunda vez para desempenhar o mesmo papel, facto que não é comum, por essa razão gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitá-lo”, afirmou o chefe de Estado, citado pelo “Portal de Angola”.
“Foi durante algum tempo já nosso colega no Conselho da República porquanto sabemos o que esperamos de si. Enquanto mais uma vez conselheiro do Presidente da República, espero que desta vez venha para ficar”, prosseguiu.
Costa Júnior tem sido considerado uma pedra no sapato de João Lourenço e do MPLA, em geral. A organização política no poder parece recear este concorrente para as eleições gerais de 2022, tendo sido acusada de estar envolvida no afastamento do visado da direção da UNITA.
A declaração de João Lourenço foi feita nesta segunda-feira, 25 de outubro, na cerimónia em que Samakuva foi reempossado como conselheiro da República, uma inerência à condição de líder da UNITA.
Samakuva irá ocupar o cargo de dirigente até à eleição de um novo presidente para a formação política. Depois deste evento, o próprio avisou publicamente que não deverá ser possível realizar o novo congresso da UNITA até 04 de dezembro, data limite divulgada na semana passada, sendo dessa reunião que sairá o presidente eleito do partido.